Agripalma

1

Unidade industrial

2 100 ha

Área plantada

6 400 T

Produção de óleo de palma

753

Empregos directos e indirectos

Agripalma

Os florescentes palmeirais da Agripalma são as únicas plantações industriais de óleo de palma na República de São Tomé e Príncipe.

Dada a larga necessidade de óleo de palma para satisfazer as necessidades do mercado local, o governo santomense decidiu lançar políticas de investimento com o objetivo de atrair investidores agro-industriais. Em 2009, o governo santomense e o grupo Socfin assinaram um acordo para a criação da “Agripalma”, uma concessão de cerca de 2400 hectares no sul da ilha para a plantação industrial de palmeiras de óleo.

Atualmente, foram plantados 2 100 hectares de palmeirais na concessão de 2 400 hectares e o lagar de azeite deverá começar a produzir em 2019.

Para a Agripalma, o desenvolvimento da plantação anda necessariamente a par com o dos seus colaboradores e das comunidades envolventes: construção e renovação de escolas e jardins-de-infância, doações de equipamentos e brinquedos, apoio financeiro às propinas escolares, distribuição mensal de óleo, etc.

Enquanto ator importante no desenvolvimento da região, a plantação está envolvida no seu ambiente de várias formas, nomeadamente apoiando as festas comunitárias anuais das pessoas que vivem perto da plantação.

A atividade económica criada pela plantação proporciona um rendimento adicional à comunidade local, onde muitas pequenas e médias empresas locais floresceram desde 2010. Este dinamismo económico está a mudar a face de uma região cujo rendimento diário era inferior a 1 euro antes da criação da plantação.

Atualmente, a Agripalma é um dos principais agentes económicos da ilha, tendo-se tornado o maior empregador de São Tomé e Príncipe. A Agripalma é também a única plantação em grande escala da ilha.

GESTÃO RESPONSÁVEL

A Agripalma iniciou o processo de certificação das suas actividades segundo os critérios da “agricultura biológica”. Há vários anos que o projeto não utiliza fertilizantes químicos ou biocidas nas suas plantações. A Agripalma obteve a certificação biológica para a sua produção de fruta e óleo de palma em dezembro de 2017.

Desde o final de 2019, a Agripalma associou-se à Fundação Real Madrid para combinar desporto e educação e assim contribuir para o bem-estar das crianças. O objetivo é gerar uma paixão pelo desporto, ao mesmo tempo que se promove a educação e o respeito por valores como a igualdade, a autoestima, o espírito de equipa, a tolerância, etc. Em 2022, mais de 110 crianças beneficiarão deste projeto na Agripalma, divididas em 6 grupos e treinando duas vezes por semana.

DERNIÈRES ACTUALITÉS

DERNIÈRES ACTUALITÉS